Autoridades de Houston, Austin e San Antonio descobriram um novo esquema que tenta tirar partido de automobilistas distraídos e que tentam fazer o pagamento do parquímetro através de um código QR colado na máquina. Estes códigos não pertencem às entidades que gerem os estacionamentos e os pagamentos ali feitos acabam por ir parar às mãos dos criminosos diretamente.
O esquema foi reportado pela primeira vez em dezembro do ano passado e as autoridades revelam ter analisado mais de 900 máquinas de parquímetro e encontrado estes autocolantes em 29 destas, só na cidade de Austin, noticia o ArsTechnica.
Os códigos QR redirecionam os utilizadores para um site chamado Quick Pay Parking e que finge ser uma forma rápida de se fazer o pagamento devido. O domínio para onde eram remetidos os utilizadores já ficou offline entretanto, mas não se sabe quantos cidadãos incautos poderão ter caído na ‘armadilha’.
O diretor da divisão de parqueamentos de Austin reforça que “não usamos códigos QR precisamente por esta razão, é demasiado fácil falsificá-los ou colocá-los nos parquímetros. Ouvimos especialistas da indústria que isto poderia ser uma possibilidade”.
As autoridades pedem aos cidadãos que vejam estes autocolantes que o reportem e que, caso tenham sido vítimas, também as contactem.