Homei Miyashita é o professor japonês que criou um protótipo de ecrã de televisão que permite ao utilizador ver e ouvir conteúdos, além de lhe transmitir também a sensação do sabor. A proeza é conseguida através de um carrossel de dez sabores que, quando combinados, permitem ao utilizador sentir o sabor de um chocolate ou de uma pizza ao lamber uma determinada zona coberta com uma película higiénica.
“O objetivo é permitir às pessoas terem a experiência de comer num restaurante noutra ponta do mundo, embora estejam sempre em casa”, explica o académico da Universidade de Meiji, citado pelo New York Post. Além de experiências gastronómicas inovadoras, este ecrã pode ser usado em desafios ou mesmo em aulas de culinária à distância. Durante a demonstração, uma estudante pediu para provar chocolate doce, uma voz robotizada repetiu o pedido e o sistema esguichou uma substância para cima do revestimento: “sabia a leite com chocolate. É doce, como um molho de chocolate”, conta a aluna.
O conceito de TTTV (Taste the TV) foi criado pelo professor em conjunto com uma equipa de 30 estudantes e é a experiência mais recente, depois de terem tentado um garfo que aprimora o sabor da comida. Os investigadores estão em contacto com a indústria para debater a comercialização deste produto e estimam que custe cerca de 875 dólares construir cada unidade.