O utilizador que dá pelo nome Max (ou maxnaut) apresenta-se como dono de uma agência de marketing e investidor em NFT na sua biografia online e cometeu um lapso de que não se vai esquecer tão cedo. Por erro de colocação de um ponto decimal, Max colocou à venda um NFT da coleção Bored Ape por três mil dólares (cerca de 0,75 ETH) em vez dos 300 mil dólares (cerca de 75 ETH) de que estava à espera.
Max conta à Cnet que se tratou de um lapso de concentração: “Listo vários itens todos os dias e não devia estar a prestar atenção. Instantaneamente vi o erro assim que os meus dedos clicaram, mas um bot enviou a ordem de transação de forma imediata por 8 ETH mais taxas, pelo que o NFT foi ‘arrebatado’ antes que pudesse cancelar. E foi assim, 250 mil dólares foram ao ar”.
Os erros de ‘dedos gordos’ são conhecidos na gíria dos mercados financeiros e ocasionalmente aparecem histórias que envolvem transações de volumes avultados feitas por engano. No entanto, na finança tradicional, as entidades dispõem de meios para retificar estas situações, algo que não se verifica neste novo segmento. Max perdeu mesmo a possibilidade de vender o seu NFT por 300 mil dólares e não deve esperar receber muito mais do que aquilo que já recebeu.
A coleção Bored Apes inclui 10 mil imagens de macacos com diversos acessórios ou traços que os fazem parecer um avatar de um jogo dos anos 2000. Originalmente, cada NFT desta coleção foi vendido por 0,08 ETH, cerca de 320 dólares, mas agora valem centenas de milhares de dólares.