Seamus Blackley, o ‘pai da Xbox’, é fonte de várias histórias interessantes sobre a primeira consola da Microsoft. Desta feita, o responsável explica que a decisão de trocar a AMD pela Intel foi tomada à última da hora e que os engenheiros da AMD chegaram mesmo a assistir à apresentação do sistema de jogo na primeira fila.
Foi através de uma série de mensagens no Twitter que Blackley contou o episódio, começando por pedir desculpa pela “decisão literal de última hora” e contando que foi Andrew Grove, o CEO da Intel, a abordar Bill Gates diretamente para se fazer a troca. Blackley revela que “estava ali, no palco, para o anúncio, com o BillG [Gates] e eles [equipa da AMD] estavam mesmo ali, primeira fila, a parecer tão tristes. Nunca o esquecerei. Eles ajudaram tanto com os protótipos. Protótipos que estavam a funcionar no evento de lançamento com HARDWARE AMD”, cita o Kotaku. “Senti-me como um idiota”, confessou o responsável.
A AMD não pode deixar de se sentir ‘traída’ por esta decisão de última hora, depois do esforço e trabalho investido em desenvolver a consola e os protótipos.
Ainda assim, o futuro revelou-se bem diferente e atualmente, tanto a PlayStation 5 como a Xbox Series X usam processadores AMD.
Veja o vídeo da apresentação original com o ator The Rock e o então diretor executivo da Microsoft Bill Gates.