As pulseiras de fitness habituais contam o número de passos, a quantidade de calorias ingerida ou as horas de sono do utilizador. Os fabricantes começaram a ser criativos e a aplicar o mesmo princípio a aparelhos que façam o mesmo para animais e o PurrSong Pendant é um desses aparelhos, mas sem a componente de fitness. A coleira serve para obter dados reais sobre as rotinas dos animais de estimação e perceber se há variações. O aparelho mede a atividade e o sono dos companheiros felinos e, em caso de desvios, o utilizador pode levá-los depois ao veterinário.
O sistema funciona, como habitual, emparelhado por Bluetooth a um telemóvel e envia alertas quando há padrões anormais a serem medidos. Por exemplo, se o gato deixar de ser ativo como normalmente ou se dormir mais ou menos do que o habitual, esses comportamentos podem ser indicadores de que algo está mal, explica a Cnet.
O PurrSong Pendant é um pequeno aparelho, do tamanho de uma moeda, pesa 20 gramas e tem resistência IP56 à água e pó. O dispositivo vai ser lançado ainda este ano, com um preço a rondar os 100 dólares, ainda não confirmado.
A empresa que criou este aparelho já desenvolveu uma caixa para gatos que tem a capacidade de se limpar sozinha e de se reabastecer com areia, que deve chegar ao mercado em abril deste ano e custar 550 dólares.