Jing Zeng, um executivo que exercia as funções de diretor global para infraestruturas da Machine Zone – a empresa que criou o popular jogo Game of War: Fire Age para dispositivos móveis –, foi detido por roubar segredos comerciais da companhia. De acordo com o The Wall Street Journal, Jing Zeng foi intercetado por agentes do FBI quando tentava embarcar num avião em Pequim.
O funcionário estava a tentar fugir com informações sobre o comportamento de milhões de utilizadores do jogo, sendo que tinha-las retirado das bases de dados internas da Machine Zone. Apesar destas informações poderem fornecer indicações úteis para a concorrência – especificamente sobre como os utilizadores gastam dinheiro no jogo –, a ideia de Jing Zeng seria aproveitá-las para fazer chantagem com a entidade patronal.
É que o executivo, que tinha sido recrutado no ano passado, estava insatisfeito com o seu cargo, tendo pedido para mudar. O seu pedido foi indeferido e os superiores hierárquicos pediram-lhe que abandonasse a companhia. Jing Zeng começou então a descarregar dados dos utilizadores para depois poder forçar a Machine Zone a dar-lhe uma indemnização maior.