Se marcas como a Apple, Samsung ou Xiaomi correm para colocar cada vez mais funcionalidades num único smartphone, outras, como a Nokia, querem reavivar a moda dos ‘dumbphones’. A Light enquadra-se nesta segunda categoria e tem vindo a apostar em equipamentos simples, com poucas funções. O novo Light Phone III é exemplo disso mesmo: um telemóvel com ecrã OLED a preto e branco, sem acesso a redes sociais, outras aplicações, Internet ou mesmo email.
Apesar das limitações a nível do software, o Light Phone III tem uma câmara e um chip NFC integrado para permitir fazer pagamentos. A navegação pode ser feita através de um botão físico na lateral. Neste telemóvel é possível encontrar opções para reprodução de música, mensagens de texto, notas de voz, calendário, cronómetro e um alarme, noticia o Engadget.
O Light Phone III tem uma largura semelhante à de um iPhone, mas o seu comprimento é mais curto do que um smartphone da Apple, com a empresa a justificar a decisão com a facilidade de se escrever mensagens desta forma.
O telemóvel, que tem suporte a 5G, conta com 6 GB de RAM, 128 GB de espaço de armazenamento e um chip Qualcomm, além de um leitor de impressões digitais integrado no botão de alimentação e altifalantes.
De acordo com a Light, o modelo chegará ao mercado em janeiro de 2025, mas já pode ser pré-encomendado através do seu website. Quando chegar ao mercado, o aparelho vai custar 799 dólares, mas está a decorrer uma campanha onde é possível comprar o Light Phone III por 399 dólares até ao dia 15 de julho.