A Gaplasa, empresa responsável pela distribuição da marca Bose em Portugal e Espanha, anunciou a chegada ao mercado dos auriculares ‘abertos’ Bose Earbuds Ultra Open. Esta é a terceira adição recente à família de dispositivos de som Ultra, depois do auscultadores e dos auriculares Quietcomfort Ultra.
Os novos auriculares sem fios são, no entanto, diferentes. É que a ideia não é ter uns auriculares que ‘enterram’ nos ouvidos e fazem o utilizador alhear-se do ambiente à sua volta (a forma como a esmagadora maioria dos earphones no mercado funciona). Os Bose Earbuds Ultra Open usam um formato ‘aberto’, no sentido em que não tapam o ouvido do utilizador, mas projetam o som para o canal auditivo. O objetivo é que a pessoa possa ouvir música e o ambiente à sua volta em simultâneo, mas sem ter que abrir mão de qualidade sonora. Recentemente, a Huawei também lançou uns auriculares com um conceito semelhante.
Para garantir isto, a Bose desenvolveu uma tecnologia à qual chama de OpenAudio, que permite reproduzir as músicas a uma curta distância do canal auditivo do utilizador, mas garantindo resultados próximos aos dos auriculares que entram no canal auditivo. A diferença é que este áudio é muito direcionado, fazendo com que o utilizador ouça a música, mas quem está à sua volta não. “Conseguimos fazer isto entregando um som rico, profundo e privado”, sublinhou Guillermo Vasquez, diretor da Gaplasa, num evento online de apresentação dos auriculares e no qual a Exame Informática participou.
Para atingir este resultado – uns auriculares que permitem ouvir música e a ‘vida’ –, a empresa teve que redesenhar por completo o conceito de auriculares sem fios e o resultado final é uma espécie de brinco de orelha. Os Bose Earbuds Ultra Open prendem-se no exterior da orelha, mas graças à utilização de materiais leves e de um sistema de mola de baixa pressão, a marca garante que é possível usar estes auriculares durante longos períodos sem que isso se traduza numa sensação de desconforto para o utilizador.
“A Bose considera este lançamento como um produto marcante, vai mudar a perspetiva das pessoas [sobre os auriculars sem fios]. (…) É um novo conceito: primeira estranha-se, depois entranha-se”, sublinhou José Pereira, diretor de vendas da Gaplasa em Portugal, durante a apresentação.
A marca sublinha também que apesar do formato alternativo, estes auriculares podem ser usados para a prática desportiva, pois os Earbuds Ultra Open prendem com segurança à orelha.
Prioridades diferentes
Como o objetivo é deixar passar o som externo, estes auriculares não têm tecnologia de cancelamento de ruído ativo. Têm antes uma tecnologia de volume automático – o volume baixa ou aumenta mediante o ruído que existe à volta do utilizador. E cada auricular está equipado com dois microfones.
Por fim, os Bose Earbuds Ultra Open suportam áudio espacial, que confere às músicas um efeito tridimensional, simulando uma maior proximidade e envolvência do posicionamento dos diferentes instrumentos.
Quanto à autonomia, estão prometidas sete horas de reprodução por carga, às quais se somam mais 19 horas de autonomia através da caixa de carregamento.
Os Bose Earbuds Ultra Open custam 379 euros e já estão disponíveis, em duas cores, nas principais lojas de eletrónica de consumo.
Em baixo, pode ver ou rever a nossa análise aos auscultadores Bose QuietComfort Ultra: