A Sony estará a desenvolver uma consola de próxima geração há meses. A PlayStation 5 Pro deve chegar já no final deste ano, no período de Natal, e surgem agora relatos de alguns youtubers especializados que contam que a consola tem uma unidade de processamento gráfico (GPU) três vezes mais poderosa do que a versão atual da PlayStation 5.
Uma captura de ecrã daquilo que parece ser um documento técnico com as especificações da consola revela 67 teraflops de capacidade de processamento, o que traduz-se em cerca de 33,5 teraflops de computação de precisão singular e equivale a uma melhora no desempenho de renderização de 45% face à PS5 atual. A PS5 Pro pode também oferecer até três vezes mais desempenho de ray tracing, segundo Tom Henderson do Insider Gaming.
A origem do documento não foi confirmada oficialmente, mas tudo indica ter sido publicado no portal de desenvolvimento da Sony. A nova consola deve ter algo conhecido por PlayStation Spectral Super Resolution, PSSR, que deve usar algoritmos de aprendizagem automática para que a PlayStation possa fazer uma melhoria de resolução (upscaling) das imagens, como as tecnologias Nvidia DLSS ou a FSR da AMD, colocando os jogos a correr em resoluções até 8K.
Os rumores de um lançamento a rondar a época natalícia continuam a ganhar força, apesar de não haver qualquer indicação oficial da Sony nesse sentido.