Sarah Bond, presidente da Xbox, promete o “maior salto tecnológico” na próxima geração da consola e talvez uma versão portátil. A ‘promessa’ é feita numa publicação do podcast oficial da tecnológica e surge na mesma altura em que se sabe que alguns dos exclusivos Xbox estão a chegar às PS5 e Nintendo Switch (Hi-Fi Rush, Pentiment, Sea of Thieves e Groundedsão os nomes mais apontados, mas que ainda carecem de confirmação).
Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, já tinha explicado ao The Verge que a equipa de hardware da Xbox está a testar diferentes soluções: “estamos realmente a pensar em criar hardware que venda junto dos jogadores devido aos seus aspetos únicos. Estamos a libertar a capacidade criativa da equipa de hardware”.
A comunicação oficial da Microsoft refere que “vemos muitas oportunidades em diferentes tipos de aparelhos e vamos partilhar detalhes dos nossos planos de hardware futuros assim que estivermos prontos”, afirmação essa que está a ser usada na comunidade para suportar a teoria de uma próxima Xbox poder vir a ser portátil. Como que a corroborar esta teoria, Spencer tem vindo a marcar como “Gosto” as publicações na rede X que referem esta possibilidade e já admitiu que gosta de consolas portáteis.
Antes de chegarem estas novidades ao mercado, a Microsoft deve lançar a Xbox sem disco e ainda um novo controlador até final do ano.