A Microsoft anunciou que a loja de conteúdos digitais da consola Xbox 360 (lançada em 2005 e descontinuada em 2016) vai encerrar a 29 de julho de 2024. Isto significa que os utilizadores da consola já não poderão comprar jogos digitais, expansões e outros conteúdos a partir daquela loja. Também a aplicação Microsoft Movies & TV vai deixar de funcionar nestas consolas na mesma data.
Apesar do encerramento da loja digital, quem ainda for utilizador de uma Xbox 360 (um dos modelos mais populares do sistema de jogo da Microsoft) poderá continuar a jogar os títulos digitais que tiver já descarregado para a consola (e que também continuará a suportar os jogos em disco). A Microsoft anunciou também que será possível descarregar, após o fecho da loja, os jogos comprados antes do encerramento.
Já quanto às funcionalidades multijogador de alguns títulos, segundo a publicação Engadget, esses serão suportados enquanto os estúdios e editoras dos videojogos mantiverem os respetivos servidores em funcionamento.
Apesar de disponibilizar, através de um sistema de retrocompatibilidade, acesso a vários jogos da Xbox 360 em consolas mais recentes (como a Xbox One e as Xbox Series X e Series S), o fecho das lojas digitais de consolas antigas significa, quase sempre, o fim do acesso a jogos criados especificamente para aquelas plataformas e que só estão disponíveis em versão digital. Daí que o fecho das lojas digitais seja visto como um problema para a preservação histórica de videojogos.
Como sublinha a publicação GamesRadar, dos 2154 jogos publicados para a Xbox 360 apenas 633 foram tornados compatíveis com consolas de jogos mais modernas, o que poderá significar o desaparecimento de muitos títulos nos próximos anos.