A Asus anuncia o seu “portátil mais ecológico de sempre”, o Zenbook S 13 OLED. A estrutura deste aparelho contém metais e plásticos reciclados, um acabamento em alumínio cerâmico de plasma ecológico, componentes eletrónicos sem halogéneo e embalagens com certificação FSC Mix. Todas estas escolhas revelam o compromisso de sustentabilidade da Asus, com a máquina a ostentar ainda os rótulos ecológicos mais importantes.
Também no processo de construção deste equipamento, a Asus procurou eliminar a necessidade de compostos orgânicos, ácidos fortes ou metais pesados. Para assegurar uma longa vida útil e evitar o desperdício, o equipamento foi submetido a testes de durabilidade de norma militar dos EUA.
No sentido de reforçar a aposta na sustentabilidade, a Asus vai estar presente na segunda edição da Cidade do Zero, nos dias 16 e 17 de setembro, no Centro Cultural de Belém, na “cidade” mais sustentável e inclusiva do país, com workshops, palestras, debates, oficinas e showcooking.
Em comunicado, a Asus anuncia o estabelecimento de quatro pilares: ação climática, economia circular, fabrico responsável e criação de valor até 2025. A empresa pretende utilizar energia 100% renovável em todas as suas instalações em todo o mundo, superar em pelo menos 30% os padrões internacionais de eficiência energética nos equipamentos produzidos anualmente e reduzir 30% da intensidade de carbono dos seus principais fornecedores. Outro compromisso é com a economia circular, com a intenção de usar matérias ecológicos, implementar um design modular para reduzir o desperdício e reciclar pelo menos 20% dos seus produtos a nível mundial.