A Apple já registou algumas patentes semelhantes e agora é a vez de surgir um documento de registo da Dell, embora com uma pequena diferença. Enquanto a ideia da Apple passa por carregar o iPhone pousando-o diretamente numa zona específica do portátil, o conceito da Dell passa por um aparelho independente que é acoplado ao computador e que serve então de carregador sem fios.
O documento foi publicado pelo Patently Apple e descreve um ‘wireless charging clip’ que a Dell sugere que seja ligado co computador e use a bateria do equipamento para fornecer carregamento elétrico a um smartphone ali colocado. A patente da Dell já terá sido registada em 2021 e ainda não há indicações sobre se e quando possa vir a tornar-se um produto comercial, lembra o Ars Technica.
Na patente da Dell lemos que o clip liga-se ao computador através de um sistema de ímanes e o sistema de carregamento usa “circuitos de carregamento configurados para fornecer energia indutiva para carregar um dispositivo auxiliar que seja colocado no topo da primeira superfície, e um conector através do qual a energia é recebida” a partir do aparelho onde o clip esteja ligado.
A Apple já tem várias patentes de ideias semelhantes registadas nos EUA há alguns anos, com superfícies no painel abaixo do teclado, o trackpad ou a própria tampa dos MacBooks a servirem de carregador wireless, mas também ainda não colocou um produto destes no mercado.