A Asus anunciou nesta quinta-feira o Zenfone 9, o novo smartphone topo de gama da marca. A tecnológica de Taiwan volta a apostar na mesma fórmula que usou para o Zenfone 8 – desempenho de topo num equipamento de tamanho compacto –, mas investe em novidades importantes, sobretudo ao nível da usabilidade e da fotografia.
O Zenfone 9 está equipado com um ecrã de OLED de 5,9 polegadas (2400×1080 p, 120 Hz), um tamanho significativamente mais pequeno comparativamente a outros topos de gama (p.ex., na linha Galaxy S22 da Samsung os tamanhos de ecrã variam entre as 6,1 e as 6,8 polegadas). Isto permite à tecnológica criar um dispositivo mais compacto: 146.5 (largura) x 68.1 (altura) x 9.1 mm (profundidade) contra os 148 x 68.5 x 8.9 mm do modelo anterior.
“O Zenfone 9 cabe em qualquer bolso. É mais pequeno e mais leve do que outros topo de gama”, referiu Sascha Krohn, diretor de marketing técnico da Asus, durante a apresentação oficial do produto. Apesar das alterações no design – que também inclui rebordos retos –, o peso manteve-se nos 169 gramas.
Para tirar partido do tamanho compacto e para dar maior usabilidade ao smartphone, a Asus criou o botão Zentouch – na prática é um botão de energia parecido ao de muitos outros smartphones, mas que na realidade ‘esconde’ várias funcionalidades. Este botão é sensível a pequenos movimentos de deslize do utilizador. Por exemplo, se estiver a ver um site e deslizar o polegar, de cima para baixo, no botão de energia, a página vai atualizar. Ou se o fizer no ecrã principal do equipamento, a gaveta de notificações vai baixar.
Este botão é acompanhado de outras funcionalidades, como dar dois toques na traseira do Zenfone 9, que permite ligar ou desligar a lanterna, iniciar ou pausar um vídeo ou então fazer uma captura de ecrã.
Câmara atualizada
A componente fotográfica do smartphone é uma na qual, tendencialmente, a Asus fica atrás dos concorrentes mais diretos. Mas com o Zenfone 9 a empresa traz melhorias, sobretudo para quem gosta de gravar vídeos com o telemóvel.
O Zenfone 9 está equipado com duas câmaras traseiras: a principal, grande angular, com um sensor de 50 megapíxeis; e a secundária, ultra grande angular, de 12 megapíxeis (este sensor é semelhante ao usado no Zenfone 8, lançado no ano passado). Já a câmara frontal também tem um sensor de 12 megapíxeis.
O sensor da câmara principal é maior (1/1.56″) do que o usado no modelo do ano passado (1/1.73″), o que significa uma melhor capacidade de captação de luz. Os píxeis usados também são cerca de 22% maiores.
A câmara principal está ainda equipada com um estabilizador de seis eixos – e a estabilização aplica-se a todo o módulo da câmara principal e não apenas a uma lente, por exemplo, o que segundo a Asus deverá traduzir-se numa redução superior nos tremores na gravação de vídeo. A marca posiciona assim este smartphone como ideal para gravar vídeos de ação e desporto, algo que é reforçado pela resistência (IP68) à água e a poeiras.
Em termos de resolução e formato de imagem, a resolução de vídeo pode ir até ao Ultra HD 8K e a gravação pode ser feita em HDR10+ para um maior alcance dinâmico de cores.
Processador avançado
O Asus Zenfone 9 vem equipado com o chipset Snapdragon 8+ Gen 1, o mesmo que equipa o ROG Phone 6 Pro – e que bateu recordes de desempenho. Para acomodar a maior potência (e calor gerado) do processador, a Asus redesenhou o sistema de dissipação, que inclui agora uma câmara de vapor e também folhas de grafite. A empresa diz que será possível reproduzir vídeo durante 19 horas seguidas no Zenfone 9, algo que também se deve à bateria de maior capacidade (aumentou de 4000 mAh para 4300 mAh).
O Zenfone 9 já está disponível em pré-venda e o preço é de 829 euros para a versão com 8 GB de memória RAM e 128 GB de capacidade de armazenamento, 879 euros para a versão com 8 GB/256 GB e 929 euros para a versão com 16 GB/256 GB. A marca garante que o equipamento vai chegar ao mercado “em breve”, mas não é conhecida uma data específica de lançamento.
Vão estar disponíveis para venda também vários acessórios como a capa Connex – que permite guardar cartões e tem um suporte traseiro incluído (custa 49 euros) – e ainda um adaptador que permite prender o smartphone a uma mochila, pensado para quem gosta de fazer caminhadas, por exemplo, e que inclui um pequeno fio de segurança para evitar que o Zenfone 9 caia ao chão.
Durante a apresentação, a marca não fez qualquer referência à existência de uma versão do Zenfone 9 com câmara rotativa (Flip), que existiu nas versões do Zenfone 6, Zenfone 7 e Zenfone 8.