A Asus tem dois novos smartphones – o ROG Phone 6 e o ROG Phone 6 Pro – criados especificamente para quem gosta de jogar. E são muitas as especificações topo de gama para que seja possível ter a melhor experiência, inclusive nos jogos graficamente mais exigentes.
O ecrã é o principal destaque deste equipamento. Pela primeira vez, um smartphone vai ter um painel com uma taxa de atualização de 165 Hz, o que significa que é capaz de atualizar a imagem 165 vezes por segundo. Na prática isto deverá traduzir-se numa enorme fluidez visual – a Asus já confirmou que a interface do smartphone estará preparada para tamanha ‘rapidez’.
Sobre quantos jogos serão capazes de tirar partido dos 165 Hz, a Asus apenas confirma um – Real Racing –, mas diz estar a trabalhar com mais programadores para que a lista de títulos que tiram pleno partido das características únicas do novo ecrã aumente. A título complementar, o ecrã é da tipologia AMOLED e tem 6,78 polegadas de tamanho.
Em termos de desempenho, os ROG Phone 6 integram o chip Snapdragon 8 Plus Gen 1, o modelo mais avançado da Qualcomm, para uma performance de topo, inclusive em jogos graficamente exigentes. A marca asiática assegura que jogos como Genshin Impact ou Diablo Immortal serão capazes de executar a 60 fotogramas por segundo sem quebras significativas. Mas tal só será possível também graças ao redesenhado sistema de dissipação.
Fresco, fresquinho
A Asus inclui dois novos elementos no sistema de dissipação dos smartphones. O primeiro é uma placa de nitreto de boro, que segundo a marca é altamente eficaz na transferência de calor (neste caso da zona do chip para a traseira do smartphone). Esta placa é eficaz sobretudo para sessões de jogo até 15 minutos, ajudando a reduzir até 10 graus a temperatura do equipamento.
O segundo são folhas de grafite, 85% maiores em tamanho quando comparadas com as versões anteriores do ROG Phone. Também a câmara de vapor, outro elemento usado na dissipação de calor, está 30% maior. Estes elementos evitam que o smartphone sobreaqueça em sessões de jogo até 30 minutos.
Já quem quiser jogar mais tempo, o melhor mesmo será investir no periférico Aeroactive Cooler. Na prática, esta é uma ventoinha externa que ajuda a extrair calor do smartphone. Este periférico, que é acoplado diretamente no equipamento, pode ou não usar uma ligação USB-C externa para funcionar – quando usa, então funciona numa espécie de modo ‘turbo’, que reduz a temperatura do smartphone até 25 graus (!).

Ainda a pensar nos videojogos, os botões laterais sensíveis à pressão, conhecidos como Air Triggers, mantêm-se na nova série do ROG Phone.
As diferenças
O Asus ROG Phone 6 e ROG Phone 6 Pro são iguais em quase todos os elementos. Além dos já referidos, ambos têm duas colunas frontais, duas baterias de 3000 mAh (6000 mAh no total), a câmara principal é de 50 megapíxeis e vem acompanhada de câmaras ultra grande angular e macro, suportam áudio de alta resolução (Hi-Res) e podem ser ligados a monitores externos por cabo USB-C.
Existem, no entanto, duas diferenças a assinalar. A versão Pro tem na traseira um ecrã extra que o utilizador pode personalizar com mais de 60 animações e tem 18 GB de memória RAM. Já a versão de ‘base’ não tem o ecrã e ‘só’ tem 16 GB de memória RAM.