A Samsung revelou ter conseguido bater a TSMC e já arrancou com o início de produção de chips segundo a arquitetura de três nanómetros. Este processo de fabrico permite desenvolver chips 45% mais eficientes em termos de consumo energético do que o método de 5 nanómetros, num formato 16% mais pequeno. A segunda geração destes chips deve permitir, em teoria, 50% menos consumo energético, 35% menos tamanho, enquanto entrega um desempenho 30% superior.
O grande rival da Samsung nesta corrida tem sido a TSMC, que produz chips para os iPhone, iPad, MacBook e Mac da Apple. Segundo a Bloomberg, a fabricante sul coreana conseguiu começar a produção primeiro, mas vai ter agora de provar que a relação custo-eficiência do novo método é mais rentável para todos.
Nesta primeira fase, os chips vão ser produzidos na fábrica de Hwaseong e depois também em Pyeongtaek, na Coreia do Sul. O destino inicial são aplicações de “elevado desempenho e baixo consumo energético”, com os planos de alargamento a incluírem também o ecossistema mobile. A produção numa fábrica no Texas, nos EUA, deve arrancar só em 2024.