Apesar de a Intel ainda manter o posicionamento oficial de que as Arc vão ser lançadas no segundo trimestre de 2022, há vários rumores que indicam que estes planos vão ter de ser adiados. O especialista Igor Wallossek publicou na sua página online a informação obtida junto de diversas fontes, todas a apontar no mesmo sentido, o do adiamento, embora sem haver concordância sobre as novas datas.
A publicação Tom’s Hardware avança que o motivo do adiamento pode estar relacionado com o software e não tanto com o desenvolvimento do hardware. A Intel terá falhado o prazo autoimposto para entrega da atualização de drivers para as Arc, o que pode ser sintomático também de outros atrasos no futuro próximo.
Segundo Wallossek, que ouviu alguns utilizadores envolvidos nos testes, o desenvolvimento do hardware, do firmware, afinação das velocidades de relógio e outros parâmetros estão já concluídos.
Outra informação adiantada por Wallossek é que a revelação de algumas das características dos Arc levou a Nvidia a cancelar as GeForce RTX 3070 Ti de 16 GB. Por outro lado, o lançamento destas placas da Intel pode ser ‘silencioso’ dada a falta de grandes parceiros nesta indústria e falta de garantia de preços nos retalhistas.
A Computex, que arranca a 24 de maio, pode vir a ser o palco escolhido pela Intel para confirmar algumas destas informações ou avançar com um lançamento mais ‘teórico’ destes novos componentes.