A Qualcomm anunciou um chip para consolas portáteis chamado Snapdragon G3x Gen 1 Gaming Platform, no seguimento do anúncio do novo processador para smartphones Android na conferência de programadores da empresa, a Snapdragon Tech Summit. Foi ainda revelada uma parceria com a Razer no desenvolvimento de uma consola portátil.
A empresa avançou que o novo chip permitirá executar jogos com uma taxa de atualização de 144 frames por segundo, suporte para alto contraste dinâmico (HDR) e reprodução de mais de mil milhões de cores (10-bits), ao mesmo tempo que é conectado, por um cabo USB-C, a um monitor externo ou a um visualizador de realidade mista (XR). Além disso, irá incluir Wi-Fi 6e para permitir que os jogos de serviços na nuvem, como o Xbox Cloud Gaming e outras soluções, sejam transmitidos sem falhas para a consola. Já a Razer disse que o novo kit de desenvolvimento terá um ecrã com 6,65 polegadas com resolução Full HD+ (HDR de 10-bits, 120 Hz), uma webcam frontal com 5 megapixéis e capaz de gravar em Full HD a 60 fotogramas por segundo, suporte para redes 5G mmWave. A consola terá ainda quatro altifalantes de quatro vias.
A marca aposta no que será o futuro do mercado dos jogos, realçando que os jogadores de PC não são mais exclusivamente jogadores de computador e que utilizam, cada vez mais, outras plataformas. Desta forma, o novo sistema de jogo combinará elementos de PC e plataformas de jogos móveis numa única consola.
Para já, o sistema de jogos Qualcomm G3x está apenas disponível para produtores e estúdios, não tendo data de lançamento. Contudo, a Razer desenvolveu um kit com elementos, como ventiladores, controladores integrados e uma boa bateria, que podem acabar por originar um produto para venda. Micah Knapp, diretor de produto da Qualcomm, disse em comunicado à publicação PCWorld que este “está a ser enviado para a comunidade de programadores para dar uma noção de como será o futuro dos jogos” e para que possam começar a projetar novos títulos para o futuro.
A plataforma de jogos G3x da Qualcomm terá jogos para Android, para PC e jogos transmitidos da nuvem, ou seja, incluirá jogos para consolas, dispositivos HDMI e outros, sendo possível jogar todos os jogos na mesma plataforma. Além disso, a marca projetou a plataforma com espaço suficiente para permitir que os streamers móveis reproduzam, capturem e transmitam os jogos para o seu público.