A Apple está a planear uma parceria com a fabricante de semicondutores Taiwan Semiconductor Manufacturing – mais conhecida pela sigla TSMC – para produzir os seus próprios modems 5G para os futuros iPhones, afirma o artigo da Nikkei.
A ideia é utilizar o processo de fabrico de 4 nanómetros (nm) da empresa que ainda não foi incorporado em nenhum produto comercial. Para já, o modem está a ser projetado e testado em 5 nanómetros antes de iniciar a produção em massa em 4 nanómetros em 2023. Recorde-se que em 2019 a Apple comprou a divisão de modems 5G da Intel, indicando que esta mudança poderia estar para breve.
A TSMC já é fabricante de todos os processadores da Série A do iPhone e dos chips M1 para computadores Mac, sendo expectável que continue a ser a fabricante dos próximos produtos. Em 2022, o SoC do iPhone já utilizará a tecnologia de 4 nm da empresa e em 2023 alguns modelos de iPad utilizarão processos de 3 nm.
Segundo o The Verge, a empresa norte-americana Qualcomm, dominante na indústria e produtora de componentes de modem para a linha do iPhone 13, espera representar 20% dos modems para iPhone em dois anos.