A Canon apresentou o seu mais recente Sistema EOS R que, segundo a marca, é “uma solução pioneira de captação de realidade virtual”. O Sistema EOS VR (Realidade Virtual, sigla em inglês) inclui uma objetiva Canon RF 5.2mm F2.8L olho-de-peixe frontal dupla desenvolvida “para dar resposta à procura por conteúdo VR 180° 3D de alta qualidade”, refere a Canon em comunicado, acrescentando ainda que esta solução “simplifica todo o processo de captação e pós-produção estereoscópica de VR 180°”. Por outras palavras, as duas objetivas olho-de-peixe captam vídeo 3D VR a 180° e a marca assegura ainda um processo que privilegia a simplificação e a qualidade.
“Isto torna a criação de conteúdo 3D mais prática para os criadores de conteúdo de VR, empresas de produção profissional e profissionais que procuram entrar no mercado de VR com um sistema mais eficiente. Juntamente com a objetiva RF 5.2mm F2.8L Dual Fisheye, o sistema EOS VR da Canon também inclui uma aplicação de software Canon VR recentemente desenvolvida (EOS VR Utility) e um plug-in (Plug-in EOS VR para Adobe Premiere Pro) para agilizar o processo de pós-produção de VR 180°, melhorando a experiência dos criadores de conteúdo desde o princípio ao fim”, refere a marca.
Relativamente à objetiva da Canon RF 5.2mm F2.8L Dual Fisheye, esta tem um campo de visão de 190° e, graças ao seu design, tem a capacidade de projetar duas imagens no sensor único da câmara de modo a que seja possível atingir um melhor alinhamento. A utilização da objetiva desta forma permite que seja mais fácil configurar a RV, comparativamente com um sistema de duas câmaras e permite ainda que as duas imagens apresentem as mesmas características de desempenho “evitando as variações subtis na qualidade de imagem e na exposição que os outros sistemas de dois sensores podem sofrer”.
“A objetiva estereoscópica Canon RF 5.2mm F2.8L Dual Fisheye apresenta o famoso anel vermelho, conotando-a como uma objetiva profissional da série L que utiliza dois elementos UD por lente, ajudando a produzir imagens nítidas e claras de margem a margem. O revestimento SWC da objetiva é ideal para fotografar com o sol no enquadramento, já que suprime os efeitos fantasma e clarão da luz solar – uma condição de disparo frequentemente encontrada na captação VR”. A objetiva vem ainda equipada com um suporte de filtro de gelatina nos elementos traseiros que permite aos utilizadores manterem as aberturas e velocidades do obturador “normais” ao fotografar em cenários com muita luminosidade. A função MF Peaking na EOS R5 permite ainda uma focagem manual assistida, com destaque nas áreas focadas.
O Sistema EOS VR utiliza a objetiva Canon RF 5.2mm F2.8L Dual Fisheye para produzir um único ficheiro, “perfeitamente sincronizado”, para as imagens esquerda e direita. “Isto permite que o software ou plug-in da Canon converta com precisão o formato olho-de-peixe circular duplo captado no formato VR 180° padrão”, que depois estará pronto para ser editado ou visualizado.
A Canon ainda não adiantou uma data para o lançamento deste sistema no mercado, mas garantiu que será até ao final deste ano.