A Asus pode não ser das marcas que mais smartphones vendem, mas tem sempre dos equipamentos mais poderosos do mercado. O agora anunciado Zenfone 8 mantém a aposta no desempenho e marca uma mudança naquela que tem sido a principal aposta diferenciadora da tecnológica no segmento topo de gama – pode não ter a já famosa câmara rotativa, mas tem especificações técnicas de fazer inveja à concorrência.
“Descobrimos que 67% dos utilizadores preferem um tamanho de ecrã abaixo das seis polegadas. Mas como combinamos esse tamanho de ecrã com aquilo que esperamos de um smartphone de topo?”, começou por justificar Chih-Hao Kung, líder global de relações públicas técnicas da Asus, num evento de apresentação antecipado e no qual a Exame Informática participou.
Daí que a grande preocupação da marca para o novo Zenfone 8 tenha sido, acima de tudo, o tamanho: queriam alcançar um smartphone com menos de 150 milímetros de altura e menos de 70 milímetros de largura. Ah, havia um último requisito obrigatório – tinha de caber nos bolsos. “É preciso voltar ao Zenfone 3 [2014] para ter dimensões semelhantes”, sublinhou o responsável.
O que se seguiu foi um desafio de engenharia, pois um dos motivos pelos quais os smartphones cresceram nos últimos anos, além do maior nível de consumo multimédia que se faz nestes equipamentos, é para poderem acomodar muitas das novas tecnologias que são lançadas. A Asus está consciente de que não caberia tudo num dispositivo mais pequeno, mas arrisca, por acreditar que há consumidores que preferem desempenho e um formato compacto a outras funcionalidades.
O Asus Zenfone 8, que é o modelo topo de gama da marca para 2021, tem um ecrã de 5,9 polegadas, resolução de 2400×1080 píxeis, uma taxa de atualização máxima de 120 Hz e certificação para conteúdos HDR10+. O processador é um Snapdragon 888 5G e vem acompanhado com um máximo de 16 GB de memória RAM (LPDDR5) e 256 GB de armazenamento (UFS 3.1).
Nas câmaras, a Asus apostou numa combinação de apenas dois sensores na traseira – o principal de 64 megapíxeis com estabilização ótica de imagem (OIS) e um secundário de 12 megapapíxeis, que funciona como câmara ultra grande angular. À frente, uma câmara de 12 megapíxeis.
‘Só duas câmaras traseiras…’, poderá pensar. Esta foi uma das concessões que a Asus se viu obrigada a fazer em função do tamanho. “Não tem três câmaras, porque isso significaria remover outras coisas. Se a bateria fosse mais pequena, conseguíamos ter uma câmara de telefoto. Pensamos que essa concessão não é a mais correta. Entre uma câmara ultra grande angular e uma telefoto, a grande angular, com aquele sensor, é a escolha certa”, explicou Chih-Hao Kung.
A marca sustentou ainda que na geração anterior, nos smartphones Zenfone 7, a câmara ultra angular é duas vezes mais usada do que a câmara de telefoto pelos seus utilizadores.
O Asus Zenfone 8 vem ainda equipado com outros componentes de última geração: Wi-Fi 6e, Bluetooth 5.2, suporte para áudio em HD, dois altifalantes, resistência à água (pode ser submerso) e poeira, bateria de 4000 mAh, suporte para carregamento rápido de 30 W (Quickcharge 4.0) e Android 11, com promessa de atualização para as próximas duas grandes geração do sistema operativo.
O Asus Zenfone 8 vai estar disponível em versões de 6 GB/128 GB, 8 GB/128 GB, 8 GB/256 GB e 16 GB/256 GB, com os preços a começarem nos 599 euros. A pré-venda arranca amanhã, 13 de maio, no site da Asus. As primeiras entregas são feitas na última semana de maio, com o smartphone a ficar disponível nessa fase também em lojas de retalho selecionadas.
A versão rotativa
Os smartphones Asus Zenfone 6 e Zenfone 7 destacaram-se dos restantes equipamentos Android pelas câmaras rotativas. E por ser uma características tão diferenciadora, a Asus criou uma versão do Zenfone 8 que mantém esta funcionalidade, com o modelo a ser apelidado de Flip (virar, em tradução livre).
Em termos de especificações, o ecrã é maior (6,67″), tem a mesma resolução, mas a taxa de atualização máxima fica-se pelos 90 Hz. Na memória RAM o limite é 8GB e no armazenamento é 256 GB. Vem igualmente equipado com o processador Snapdragon 888 5G.
Mas é nas câmaras que estão as maiores diferenças. Além dos dois sensores do Zenfone 8 (o principal perde OIS, neste caso), tem um terceiro, de oito megapíxeis, em câmara telefoto, que permite fazer um zoom ótico até 3x e um zoom digital até 12x. E como as câmaras podem rodar para a parte frontal, qualquer uma das três câmaras pode ser usada como câmara de selfie – e isso também significa que o ecrã não tem qualquer furo ou entalhe.
Por ser maior em tamanho, o Zenfone 8 Flip tem uma bateria de maior capacidade (5000 mAh) e também é mais pesado: 230 gramas contra os 169 gramas do Zenfone 8.
O Asus Zenfone 8 Flip vai estar disponível em versões de 8 GB/128 GB e 8 GB/256 GB, com os preços a começarem nos 799 euros. A pré-venda também arranca amanhã, 13 de maio.