O slogan da holandesa Fairphone é produzir um “telemóvel mais justo, para um mundo mais justo” e é assim que nascem os smartphones da marca. Agora, o modelo 3 chega a Portugal, como um exclusivo da NOS. O Fairphone é construído com materiais reciclados e justos e recorre a uma produção responsável, com menor impacto ambiental possível e uma durabilidade superior. O equipamento é composto por seis componentes principais que podem ser facilmente reparados ou substituídos, uma particularidade que aumenta a vida útil do dispositivo, além de reduzir a quantidade de resíduos eletrónicos e de emissões associadas. Os materiais usados passam por plásticos reciclados, cobre e minerais extraídos de zonas livres de conflito, incluído ouro de comércio legal.
Em termos de tecnologia, trata-se de um Android 9, com processador Qualcomm Snapdragon 632, ecrã de 5,7 polegadas Full HD 18:9 Gorilla Glass 5, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e capacidade de expansão com microSD de até 400 GB, câmara traseira de 12 MP e frontal de 8 MP. Trata-se de um telefone de gama média, que garante, à partida, um desempenho suficiente para trabalhar e uma qualidade razoável nas fotos.
A reforçar a ótica de zero desperdício, este telefone não traz carregador, cabo de alimentação ou auscultadores, incentivando os proprietários a continuar a usar aqueles que já tenham em casa. Há uma proteção de ecrã incluída e uma mini-chave de fendas para que o próprio utilizador possa reparar, substituir ou melhorar os componentes, caso assim o entenda.
O Fariphone 3 está disponível para compra nos canais habituais da NOS por 449,99 euros.