Estará, provavelmente, habituado a ouvir o termo LIDAR relacionado com veículos autónomos – é na prática o sistema que permite aos carros ‘verem’ o mundo que os rodeia –, mas agora o novo iPad Pro também tem uma câmara LIDAR. Esta é a maior novidade da nova versão do tablet da Apple, anunciado nesta quarta-feira, 18 de março.
De acordo com a informação partilhada, o scanner LIDAR que equipa o iPad tem como função medir a distância entre o tablet e os objetos que o rodeiam, numa distância máxima de cinco metros. O sistema funciona dentro de edifícios e também no exterior, com a marca da maçã a dizer que ao nível de retorno de informação opera na escala dos nanossegundos.
Para que serve afinal este sensor num tablet? Para melhores e mais realistas experiências de realidade aumentada, de acordo com a Apple. Usando a informação do LIDAR e dos outros sensores de imagem – um de 12 megapíxeis, outro de 10 megapíxeis (ultragrande angular) – e de movimento que equipam o iPad, a sobreposição de elementos digitais no ecrã sobre os objetos do mundo real deverá ser feita de forma mais precisa.
Teclado com trackpad
Outra novidade do novo iPad Pro é o acessório batizado de Magic Keyboard: é uma capa-teclado magnética e que, em comparação com as outras capa-teclado para iPad que já existem, tem um trackpad. Ou seja, com este novo acessório a Apple tenta aproximar ainda mais a experiência de utilização de um iPad com a de um computador portátil. Para isso, o iOS foi atualizado para a versão 13.4, justamente para suportar os toques e gestos do trackpad.
Ainda não é conhecido o preço do Magic Keyboard para o mercado português, mas nos EUA o acessório vai custar 299 dólares, cerca de 275 euros ao câmbio atual, na versão de 11 polegadas e 349 dólares, cerca de 320 euros, na versão de 12,9 polegadas. Além do trackpad, o novo acessório tem ainda um teclas retroiluminadas e uma posição fixa que permite ter o iPad ‘suspenso’, em vez de ter imediatamente as teclas no final do ecrã.
A terceira grande novidade é a integração de uma nova geração de chip integrado: o A12Z Bionic. Segundo a Apple, tem capacidade de processamento suficiente para permitir a edição de vídeo 4K no tablet e ainda a criação de modelos 3D.
O novo iPad Pro está disponível em versões de 11 e 12,9 polegadas, assim como em versões de 128, 256, 512 GB de armazenamento e também de 1 TB. O preço começa nos 909 euros na versão de 11 polegadas e na configuração mais cara – 12,9 polegadas, 1TB e suporte para 4G – pode chegar aos 1849 euros. Chega às lojas no dia 25 de março.