O vídeo de Elon Musk não entra em grandes detalhes e aparece com a legenda de que «os Tesla vão em breve falar com os peões se quisermos. Isto é real». A nova funcionalidade é possível devido a um sistema de colunas que dá voz a um algoritmo de Inteligência Artificial. Em resposta a utilizadores que mostraram interesse e tiveram dúvidas, Musk explica que o novo modo vai ser compatível com o Sentry Mode e com os restantes funcionalidades atuais.
No vídeo publicado, vemos um Tesla a passar por quem está a filmar e a dizer-lhe, com voz robotizada «não fiques aí especado. Vem daí». É impossível não pensar no carro de O Justiceiro, KITT ao ver este pequeno clipe.
O Mashable alerta que, dependendo do nível de personalização permitido e o grau de confiança trazido por esta interface, a utilização deste modo pode não ser muito recomendável. Falar com peões sem o grau de humanidade de abrir a janela pode representar a receita para o desastre, sem falar no facto assustador de vermos um carro de algumas toneladas a vir contra nós para “pôr a conversa” em dia.
O fabricante automóvel contratou há dois anos Andrej Karpathy para liderar a unidade de visão de máquina e a equipa de Inteligência Artificial, equipa essa que esteve sempre a crescer desde então. Também em termos de hardware, a integração pode ser acelerada pelo facto de os veículos já terem uma coluna na grelha frontal para ter um sistema de alerta aos peões qeu cumpra os requisitos nos EUA e Europa.
Ainda não há novidades sobre quando é que a nova funcionalidade de dialogar vai chegar ao mercado, nem quais as características técnicas definitivas.