A Razer apresentou um acessório para smartphones que acrescenta dois controladores dedicados para videojogos. O comando Razer Kishi pode ser dividido em duas partes – parecidas com os comandos Joy-Con da Nintendo Switch – que são acopladas em cada um dos lados do smartphone quando está na horizontal. No final, até o aspeto do telemóvel fica parecido com o da consola da Nintendo.
Segundo a informação revelada no Consumer Electronic Show (CES), o Razer Kishi vai ficar disponível no «início de 2020» e o preço deverá rondar os 100 dólares, cerca de 89 euros ao câmbio atual. O comando vai estar disponível em versões Android e iOS e colmata logo uma das críticas que tinham sido apontadas a um periférico semelhante anunciado pela marca em 2019 – o Junglecat – e que apenas era compatível com quatro smartphones Android.
Para aumentar a compatibilidade, o Razer Kishi pode ser usado com smartphones que tenham uma porta USB-C, no caso do Android, e porta Lightning, no caso dos iPhone da Apple. Mas depois também é necessário compatibilidade com jogos – e sobre este tema a Razer informa em comunicado que «o Kishi para Android oferece suporte para a maioria dos jogos compatíveis com comandos para Android, enquanto que o Kishi para iOS suporta todos os jogos que suportam comandos do programa Made For iPhone (MFi)».
Graças à ligação física, o comando Kishi é carregado diretamente a partir do smartphone e, segundo a Razer, permite diminuir o tempo de resposta (latência) entre carregar no botão e ver a ação executada no jogo.
Ainda segundo a marca de periféricos, mais do que um confronto “direto” com a Nintendo Switch, este acessório foi pensado para o crescimento das plataformas que distribuem videojogos através da cloud – como o Google Stadia ou o Project xCloud da Xbox – e que permitem jogar títulos com gráficos de última geração nos dispositivos móveis.