A Apple manteve a tradição de não comparecer à CES, a maior feira dedicada à tecnologia de consumo nos Estados Unidos, mas a marca liderada por Tim Cook acabou por ser notícia no evento. Isto porque a Apple abriu alguns dos serviços que disponibiliza a marcas concorrentes. Samsung e LG anunciaram televisores capazes de aceder aos conteúdos disponíveis no iTunes e usar o serviço AirPlay.
A disponibilidade dos serviços da Apple foi um dos destaques da conferência de imprensa da Samsung quando a marca sul-coreana anunciou um novo gigante de 98 polegadas pertencente à série QLED 8K. Segundo os responsáveis da marca, esta é uma reposta à cada vez maior procura de ecrãs gigantes. Em 2018, as vendas de ecrãs Samsung de 75” nos Estados Unidos terão duplicado segundo dados da marca.
A evolução da nova linha de televisores para 2019 da Samsung está longe de se centrar apenas na dimensão do ecrã. A marca demonstrou novos serviços baseados em Inteligência Artificial, sobretudo na área do controlo por voz através da assistente digital Bixby. Os televisores serão mais eficientes a recomendar conteúdos de acordos co o hábito e preferências dos utilizadores, independentemente da origem do conteúdo, incluindo os serviços de streaming (iTunes, Netlix e Amazon Prime). Por exemplo, o utilizador pode pedir, através de voz, para a Bixby recomendar conteúdos semelhantes aos que foram vistos no dia anterior. Mas há mais, como a possibilidade de usar os televisores para comandar eletrodomésticos conectados da Samsung, como máquinas de lavar roupa, frigoríficos e aspiradores robóticos. A evolução dos comandos de voz também permite uma maior autonomia do tradicional comando à distância. Não menos importante, este sistema de controlo é compatível e integrável com os assistentes digitais da Google e da Amazon (Alexa).
O acesso às séries e filmes do iTunes e a compatibilidade com o AirPlay será também adicionada a modelos de 2018 através da atualização do firmware.