![teaser@2x.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/5961059teaser@2x.jpg)
Foi apresentado em 2012, era para ter saído em 2013, e os aficionados nos carros elétricos da Tesla tiveram de se conformar com um prolongado atraso. Elon Musk acaba de fazer saber que a espera pode não durar muito mais tempo: Os primeiros carros do Model X deverão ser entregues a 30 de setembro.
Para as 20 mil pessoas que já haviam pago os 5000 dólares para reservar um destes veículos utilitários desportivos (SUV) o anúncio de Musk há de ter sido motivo de regozijo. O lançamento do Model X foi sujeito a dois adiamentos para que as fábricas da Tesla pudessem concentrar-se na produção do Model S.
O The Guardian refere que o Model X deverá chegar ao Reino Unido com um preço similar às 50 mil libras (cerca de 71 mil euros) do Model S.
Quem quiser reservar hoje o SUV da Tesla terá de esperar: o site da marca refere que os consumidores que fizerem uma encomenda agora apenas deverão receber o Model X em 2016.
Além da data de entrega dos veículos, o líder da Tesla fez saber que, dentro de três semanas, quem encomendou um destes automóveis elétricos poderá recorrer a um configurador online para escolher as diferentes opções disponíveis.
O Model X pode transportar sete pessoas, tem tração às quatro rodas, deverá estar equipado com dois motores elétricos e deverá ser mais rápido que um Porsche 911 a chegar aos 100 quilómetros por hora.
Depois do lançamento da Model X, as atenções deverão virar-se para o Model 3, o carro elétrico com que a Tesla pretende ganhar quota de mercado. Sai em 2017, com um preço que deverá rondar os 42 mil euros.