Por um lado, os números de vendas das versões RT do Surface estão longe impressionar. Por outro, a tecnologia de hardware evoluiu ao ponto de já ser possível produzir máquinas muito compactas capazes de correr um sistema operativo “pesado”.
Estes dois fatores deverão levar a Microsoft a abandonar o Windows RT. Pelo menos é a conclusão que se tira do artigo do WinBeta, que relembra que, ao contrário das duas edições anteriores, o Surface 3 foi apresentado apenas na versão Pro.
De acordo com o mesmo site, o substituto do Surface 2 RT está para breve, mas o sistema operativo escolhido vai ser o Windows 8.1, com direito a atualização para o Windows 10. O dispositivo deverá ser baseado num processador de baixo consumo energético que dispense ventoinha. A escolha vai recair sobre o Atom ou sobre o Core M, ambos da Intel.
Espera-se que o Surface 3, que deverá se significativamente mais pequeno e barato que o Surface 3 Pro, seja apresentado durante o evento Build da Microsoft, que vai decorrer entre 29 de abril e 1 de maio.