Matt Brailsford é o britânico com imaginação que criou um leitor de cassetes com um look antigo, mas que está recheado da tecnologia mais atual, como o Spotify, Raspberry Pi e etiquetas NFC.
O aparelho permite tocar diferentes listas de reprodução do serviço online que estão gravadas nas etiquetas que são colocadas nas cassetes. Assim, recuperou o ritual de colocar uma cassete no leitor e carregar no Play para ouvir as músicas que pretende.
Brailsford conta à Cnet que removeu todos os componentes originais do interior do leitor de cassetes, instalou uma plataforma Raspberry Pi, um leitor de etiquetas NFC, um amplificador e ligou o controlador do voolume a um sistema eletrónico para aumentar ou reduzir o volume da reprodução.
O Raspberry Pi tem uma versão do MusicBox com as funcionalidades de streaming do MusicBox e há um módulo personalizado que permite “ler” as etiquetas NFC das cassetes. Cada cassete foi gravada com uma playlist única e é o que indica ao MusicBox quais são as músicas que devem ser tocadas.
O inventor conseguiu também fazer com que os botões físicos de Play, Pause, Stop, Next e Previous desempenhassem exatamente estas funções no Spotify. Se a cassete for removida, o sistema deteta a ausência e a reprodução das músicas cessa.
Numa primeira fase, os leitores de cassetes 2.0 podem ser vistos apenas na cidade de York, no Reino Unido, mas não está posta de parte a ideia de serem comercializados.
Veja o vídeo com o leitor de cassetes em ação.