O conector USB Type-C vai ser mais pequeno que as típicas portas USB de PC, mas maior do que o Micro USB usado hoje em dia em smartphones. Os cabos serão reversíveis, pelo que tal como acontece com o Apple Lightning não vai haver distinção entre parte de cima e parte inferior. Por outro lado, ambas as pontas do cabo serão idênticos e deixa de haver encaixes específicos para a impressora, por exemplo.
A novidade foi anunciada durante o Intel Developer Forum, na China, e os primeiros equipamentos poderão chegar dentro de alguns meses, noticia a Cnet. O conector USB Type-C vai suportar velocidades de até 10 Gbps, vai fazer um clique quando ligado corretamente e poderá ser ligado ou desligado até 10 mil vezes.
Os problemas mais frequentes que assolam os utilizadores de cabos USB são a obrigatoriedade de ligar cada ponta do cabo ao equipamento correto (por exemplo, entre o PC e a impressora), a multiplicidade de conectores disponíveis e ainda a preocupação de se ligar com a orientação certa.
O novo padrão deverá acabar com estes inconvenientes, segundo o USB Implementers Forum e ainda deve poder ser usado para carregar a bateria dos dispositivos.