No blogue da Google, a empresa deu a conhecer o seu novo sistema operativo para wearables, o Android Wear. A empresa diz que este projeto serve para levar o Android até esta categoria de dispositivos e que vão começar pelos mais comuns, os relógios inteligentes.
A Google diz que os smartwatches baseados neste sistema serão capazes de mostrar ao utilizador informações e sugestões relevantes quando forem necessárias, dando a entender que o serviço Google Now será parte integrante do Android Wear. A empresa fala também em “grande variedade de aplicações Android”, pelo que se supõe que haverá compatibilidade entre as apps Android e Android Wear. Tal como já acontece com os Google Glass, os utilizadores também poderão recorrer ao comendo “OK Google” para fazer perguntas e dar ordens (como chamar um táxi ou enviar uma SMS).
O Android Wear terá também um enfoque na saúde e na forma física. Será possível criar lembretes com objetivos de exercício e ter acesso em tempo real à velocidade e distância percorridas, por exemplo.
A Google diz que já existe uma secção destinada a programadores, para que possam afinar as suas apps para o mundo wearable. Estão também a trabalhar com vários marcas como Asus HTC, LG, Motorola, Samsung, Intel, Qualcomm e Fossil para disponibilizar relógios com Android Wear até ao final de 2014.