O rumor tem vindo a ganhar força nos últimos tempos e o The Wall Street Journal cita uma fonte anónima que o confirma mesmo: a Nokia está a desenvolver um smartphone com Android, com o nome de código Normandy, e vai mostrá-lo ao público durante a maior feira do segmento, o Mobile World Congress.
Tudo indica também que a Nokia não vai permitir o acesso à Play Store, o que deve cortar a percentagem de lucro da Google. O Normandy deve ter os mapas Nokia Here, Mix Radio e acesso à Nokia app store.
A Nokia parece ter optado por construir uma versão própria do Android, usando apenas o código base. Este tipo de utilizações tem vindo a ganhar terreno e, de acordo com as últimas estatísticas da ABI, 25% dos 221 milhões de Androids vendidos no último trimestre de 2013 já traziam uma versão destas.
A desvantagem para a Google é que esta opção permite aos fabricantes tirarem o acesso à Google Play, uma importante fonte de receita da empresa.
Desconhece-se também a reação da Microsoft que, recorde-se, comprou a unidade de telemóveis da Nokia recentemente. Os executivos deverão estar satisfeitos porque assim conseguem uma forma de marcar presença no mercado dos smartphones de entrada de gama, com o Nokia Normandy, e mantêm os Lumia com Windows Phone para os segmentos médio e de topo. Além do mais, o desenvolvimento do Normandy já deve estar praticamente terminado, para haver um lançamento dentro de duas semanas e não faria sentido estar a cancelar o projeto, deitando fora as inúmeras horas de trabalho perdidas.