A grande diferença do design de Todd Hamilton para os modelos que já vieram a público é a orientação vertical. Desta forma, o designer acredita que se melhora a visibilidade e funcionalidade do aparelho. O controlo dos vários menus e a navegação fazem-se através de uma barra vertical que indica em que ecrã é que o utilizador está em cada momento.
De acordo com o blogue de Hamilton, há uma interface a preto e branco quando o ecrã está bloqueado e um botão para ativar o assistente pessoal Siri. «A partir daí, as ações são tocar para usar o Siri, deslizar para desbloquear ou arrastar para baixo para ver as notificações», cita o FastCompany. Esta forma de funcionamento replica o que já se faz nos gadgets da Apple.
Este relógio inteligente deve trazer apps de monitorização do exercício físico e possivelmente emparelhar-se-á com o iPhone ou o iPad através de Bluetooth.
A Apple parece decidida a apostar no segmento dos wearables e contratou para a sua equipa os designers Nancy Dougherty e Ravi Narasimhan.
Veja o blogue de Todd Hamilton aqui.