O True Audio é um canal áudio que pode ser progarmado para oferecer som sem ser preciso usar os recursos do processador central ou uma placa de som dedicada, explica a AMD em comunicado de imprensa. Este recurso vai estar presente nas placas com processadores grágicos R7 260X, R9 290 e R9 290X.
A série R9 vai ser compatível com o Direct3D 11.2. O modelo de topo, a R9 290X vai atinigir os 5 TFLOPs de processamento, com 4 GB de memória e um total de largura de banda de 300 GB/s, a operar com velocidades de relógio de 4,7 GHz.
Em paralelo, a empresa apresentou uma nova interface de programação, a Mantle, que permite tirar o máximo partido da arquitetura Graphics Core Next. Desta feita, os jogos programados para tirar partido da GCN não terão de ser adaptados para os diferentes dispositos. Na prática, um jogo feito para correr em PCs cm placas Radeon não precisa de ser adaptado para a PS4 ou para a Xbox One.
As novas placas devem custar entre 89 dólares na entrada de gama, com a R7 250, e os 299 dólares, para a R9 280X. Para a placa de topo de gama, a R9 290X não foram divulgados os preços. Ainda não se conhecem as datas concretas de lançamento: a AMD apenas anunciou que o lançamento será num «futuro próximo».