Algures por volta do natal, um aficionado dos videojogos chega a uma loja da especialidade. E de súbito terá de encontrar uma resposta para a pergunta que se manteve em suspenso nos últimos seis meses: Xbox One ou PlayStation 4? Mesmo para quem tem um dos modelos antecessores a questão não é fácil – até porque as duas consolas estão a dar início a uma nova arquitetura, que representa um corte total (ou apenas amenizado pelos serviços de cloud computing) com o passado.
Uma coisa é certa: não vale a pena comprar nenhuma destas consolas sem ter uma conta de acesso à Net. Sim, a era do cloud computing veio para ficar, e promete alargar as fronteiras do conceito tradicional de consola.
O momento da decisão final só deverá acontecer no final de 2013, mas aqui ficam os textos que poderão servir de base a uma escolha acertada. Faça o comparativo – e se quiser justar mais algum pormenor ou característica técnica ou apenas dizer qual a sua preferência, esteja à vontade para usar a caixa de comentários.
PlayStation 4 e os empréstimos
A PlayStation 4 vai chegar ao mercado no final do ano com um preço de 399 euros, menos 100 euros do que a Xbox One, embora o preço da consola da Microsoft já inclua o sistema Kinect 2.0.
Ao contrário do que muitos rumores indicavam, a PS4 não vai impor qualquer limitação ao empréstimo de jogos nem exigir ligação à Internet. Estas são as boas notícias. A má notícia é que vai o serviço PS Plus é necessário para jogos online. Os jogadores que já subscrevem o PS Plus vão automaticamente ser migrados para as novas funcionalidades.
Recorde-se que a Microsoft já exigia a subscrição do serviço Xbox Live Gold para jogar online. Aliás, os dois serviços concorrentes são agora muito semelhantes, já que também oferecem jogos grátis aos subscritores.
No que concerne ao hardware, a Sony confirmou a lista de características final: processador AMD de oito núcleos (Jaguar); processador gráfico AMD Radeon com 18 unidades de computação; 8 GB de memória GDDR5; 500 GB de disco rígido; unidade ótica Blu-ray; portas USB 3.0; e rede Wi-Fi 802.11n. A consola inclui ligações de rede (Ethernet), HDMI, Bluetooth 2.1, saída digital de áudio (ótica) e saídas analógicas para vídeo e áudio.
Como já se sabia, o novo comando PlayStation DualShock integra funcionalidades já usados na Vita e no Move: giroscópio/acelerómetro de seis eixos, touchpad para dois dedos clicável e entrada e saída de áudio (auscultadores e microfone).
A PS4 tem também uma nova Eye (acessório vendido separadamente por 49 euros), que parece incluir características mais próximas do Kinetc da Xbox, já que inclui duas câmaras montadas lado a lado numa barra.
Xbox One e os 499 euros
A Microsoft aposta forte num ecossistema de jogos para a nova consola para atrair os jogadores. O lançamento poderá ocorrer ao mesmo tempo que o da PlayStation 4 da Sony, num momento inédito.
Até agora, a Microsoft e a Sony tinham optado por lançamentos desfasados no tempo, mas tudo indica que as consolas de nova geração possam ser lançadas em novembro deste ano, para capitalizar o período das férias natalícias. A Microsoft revelou, na conferência que antecedeu a E3, uma aposta forte no ecossistema de videojogos para a nova consola e já prometeu um novo Halo para 2014.
A Xbox One foi apresentada como sendo o «futuro dos videojogos» e traz um disco de 500 GB, unidade de Blu-ray e ligação de Wi-Fi. Os primeiros compradores devem ainda desfrutar de demos e downloads exclusivos, explica o El Pais.
Um dos destaques da apresentação da Microsoft vai para Ryse, onde o jogador encarna um soldado do império romano, mas também para Killer Instinct! e para Sunset Overdrive. No campo dos clássicos, a Microsoft continua a apostar na saga Forza Motosport, com a versão 5, e com a promessa de um novo Halo, em 2014. A empresa quer ainda garantir o apoio de programadores independentes e anunciou o lançamento de Project Spark, que usa a aplicação SmartGlass da empresa, uma versão de Minecraft com mapas maiores e mais opções de multiplayer e um novo título chamado D4, avança o All Things D.
A Microsoft anunciou ainda uma versão nova da Xbox 360, com a mesma estética da One e com um preço de 199 euros. O incentivo adicional para esta consola é a possibilidade de dois downloads gratuitos por mês.
A ideia para a One é atrair primeiro os fiéis das consolas Microsoft para depois alargar a base de utilizadores, com jogos para todos os perfis. No entanto, a consola não vai suportar jogos lançados para outras versões da consola. A Microsoft já vendeu 76 milhões de Xbox 360 e, em abril, liderou o mercado com a venda de 130000 unidades, enquanto a PS3 vendeu 100000 e a Wii 50000.