Muitos consideravam que eram impossível, mas a Intel demonstrou um rádio totalmente digital, incluindo o modulador de frequências, componente que, até agora, sempre foi analógico.
O rádio produzido pela Intel destina-se a embutir a tecnologia de redes sem fios (Wi-Fi) em futuros processadores, sobretudo em modelos destinados a dispositivos móveis. Deste modo vai ser possível reduzir a dimensão, os custos e o consumo energético associados à adição de um controlador Wi-Fi.
Justin Rattner, diretor tecnológico da Intel, admitiu à Exame Informática que esta tecnologia pode vir a ser utilizada para integrar rádios de redes móveis, como 3G e LTE, em chips de telemóveis e outros dispositivos compactos. Rattner explica que “é até mais difícil desenvolver um rádio digital para Wi-Fi, já que este protocolo funciona com uma gama maior de frequências”, adicionando ainda que “uma das grandes vantagens deste avanço tecnológico é que a eficiência dos rádios vai aumentar com a evolução dos processos de fabrico dos chips, como acontece com os processadores”.
O CTO da Intel apresentou ainda uma bolacha de silício com chips SOC (sistema num único chip) onde o novo rádio está integrado, a acompanhar dois núcleos Atom e uma série de outras unidades (processamento gráfico e controlador de memória, por exemplo).
Esta tecnologia pode ser um trunfo forte para a Intel vir a conquistar uma quota de mercado mais importante na área dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones, onde as soluções ARM lideram de forma incontestável.
Pode ver parte da demonstração no vídeo a seguir.