Agora é oficial e há provas no tribunal que o confirmam: desde 2002 que a Apple andou a trabalhar no desenvolvimento de um tablet. O primeiro projeto era conhecido pelo nome de código 035. As imagens, reveladas em primeira mão pelo Buzzfeed e poroutros sites que acederam aos arquivos dos tribunais norte-americanos, mostram semelhanças com o MacBook que só viria lançado em 2006, mas também ajudam a perceber que o dispositivo não tinha o famoso botão de “home” e era muito menos fino que o iPad.
Jonathan Ive, conhecido designer de produtos da “marca da maçã”, também já confirmou a existência do projeto 035 no tribunal que está a julgar o diferendo que a Apple e a Samsung têm travado em torno da propriedade intelectual usada pelo iPad e pelo Galaxy Tab.
O aparecimento das fotos deu à Samsung um novo argumento de peso para poder garantir o direito de venda do tablets Galaxy Tab nos EUA. De acordo com a marca coreana, a diferença de dimensões confirma que o Galaxy Tab não é uma cópia do iPad.
Para a história, ficam as palavras de Steve Jobs, durante uma conferência da AllThingsDigital, em 2003: «Se tiver de enviar um e-mail, seja qual for o volume dos dados, vai ter de usar um teclado. Olhamos para o tablet (da Microsoft) e achamos que vai falhar».
Para Jobs, os tablets só teriam hipótese de singrar nos segmentos endinheirados. Entre 2003 e 2010, o panorama tecnológico e comercial mudou consideravelmente – a ponto de levar o fundador da Apple a aprovar o lançamento do primeiro iPad.