O muito badalado PadFone da Asus já tem data de lançamento. Chega em abrir aos principais mercados, devendo chegar a Portugal poucos meses depois.
O PadFone é um smartphone que pode ser acoplado a um género de docking station que é, na verdade, um ecrã e uma segunda bateria (aumenta a autonomia cinco vezes). Quando acoplado a este módulo, o PadFone transforma-se num tablet com ecrã de 10,1 polegadas (1280×800 pixéis). Jonney Shih, CEO da Asus, garantiu que a comutação entre o modo smartphone e o modo tablet é automática e contínua (o sistema adapta-se perfeitamente à nova resolução). Ou seja, o utilizador pode iniciar uma operação no telemóvel e continuar no tablet sem interrupções e vice-versa. A Asus denomina esta tecnologia de DynamicDisplay.
O novo smartphone convertível da Asus vem com sistema operativo Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) e processador dual core Qualcomm Snapdragon S4 (1,5 GHz). Este chip destaca-se por já utilizar a arquitetura ARM Cortex A15, uma novidade importante no segmento.
Uma segunda docking station, já conhecida dos Transformers 101 e 201, permite transformar o tablet num netbook. Como nos Transformers mencionados, esta docking inclui teclado, mouse pad, portas extras e bateria (aumenta para 9x a autonomia base do smartphone).
Ainda há um terceiro acessório, um estile que não só serve para tirar notas no tablet como para funcionar como auricular Bluetooth (auscultador e microfone). Ou seja, o utilizador pode usar o estilete para fazer e receber chamadas.
A versão LTE vai chegar alguns meses depois, com capacidade para receber dados via rede móvel até 100 Mbps.
Mas este não foi o único Pad Android 4.0 apresentado pela Asus. Outra novidade, ainda sem data de lançamento anunciada, é o Transformer Pad 700 (os Transformers perderam a denominação Eee), cujo principal destaque é o ecrã de 10,1” FullHD (1920×1200 pixéis), o primeiro do mercado. Utiliza o mesmo processador e o mesmo sistema operativo do PadFone, mas vai trazer o suporte para LTE de 100 Mbps de origem. Tem uma espessura de 8,5 mm (apenas o tablet) e uma câmara de 8 MP com abertura máxima F2.2.
Finalmente, o Transformer Pad 300 destina-se a um segmento de mercado mais sensível ao preço. Tem características muito similares ao atual Transformer 201, como o processador Tegra 3 Quad Core, mas já vai ser capaz de comunicar em modo LTE. É um pouco mais espesso do que o 700 (9,9 mm) e apresenta um corpo em plástico (disponível em várias cores).
Quando questionado pela Exame Informática, Jonney Shih, CEO da Asus, confirmou que a marca de Taiwan está a preparar um Transformer também para o Windows 8, disponível logo que o sistema operativo da Microsoft seja oficialmente lançado.