
Os primeiros smartphones da Nokia a usar o Windows Phone 7.5 chegam a Portugal no início do próximo ano.
Na abertura do Nokia World, que decorre em Londres, Stephen Elop, CEO da Nokia, referiu que estes terminais representam "um novo amanhecer para a Nokia". Elop, reforçou a posição da empresa no mercado: "tomámos decisões muito dificeis, mas estamos aqui para jogar e para ganhar".
O Lumia 800 tem design igual ao N9, que foi agora lançado em Portugal. É o topo de gama. Tem ecrã tátil AMOLED de 3,7 polegadas, Net a velocidades máximas de 14,4 Mbps (redes HSDPA), câmara de 8 MP, processador da Qualcomm a 1,4 GHz com um único núcleo, 512 MB de memória, armazenamento de 16 GB e peso de 140 gramas.
O Lumia 710 tem ecrã de 3,7 polegadas, processador de 1,4 GHz, memória de 512 MB, armazenamento de 8 GB, câmara de 5 MP, autonomia para 7,6 horas de conversação em 3G.
Na apresentação, a Nokia revelou que estes dois telemóveis vêm com a aplicação Nokia Drive que tem comandos turn-by-turn. Ou seja, navegação de trânsito com instruções de voz. O Nokia dirve tem 69 milhões de locais incluídos. A aplicação tem uma visualização em modo de paisagem para ser usada durante a condução de forma mais confortável para o utilizador.
Nos novos terminais da Nokia é também disponibilizado de raiz o Nokia Music e o Mix Radio. O segundo serviço permite ouvir playlists criadas pelo serviço da Nokia e pelo utilizador. A Nokia avança que é possível descarregar playlists para que se possa ouvir offline.
Em termos de conteúdos diferenciadores, a Nokia anunciou uma parceria exclusiva com o canal desportvio ESPN que vai dar acesso a resultados desportivos e, por exemplo, a estatísticas de jogadores diretamento no Windows Phone 7.5.
Estes serviços vão estar disponíveis em todos os países.
A concluir a apresentação o CEO da Nokia indicou estes dois terminais como sendo os "primeiros smartphones que são verdadeiramente Windows Phone".
Numa primeira fase, o Lumia 800 e 710 vão estar disponíveis em seis países: Inglaterra, Holanda, Itália, Espanha, Alemanha e França. Portugal deve recebê-los no primeiro trimestre do próximo ano.
Os preços que a Nokia indica, e que não devem ser alterados localmente, são: 420 euros para o Lumia 800 e 270 euros para o 710.
O que acha dos novos telemóveis da Nokia? Dê-nos a sua opinião.