A nova Pen E-PL1 é a mais económica das Micro 4/3 presentes no mercado. Segundo a Olympus, a partir da próxima segunda-feira vai ser possível comprar esta máquina por 549 euros (só o corpo). Vão estar ainda disponíveis versões kit (com objectivas): 599 euros para a versão com uma objectiva (14 a 42 mm) e 749 euros para a máquina acompanhada de duas objectivas (14 a 42 mm e 40 a 150 mm).
Apesar de mais compacta (115x72x42 mm) do que a E-P2, a E-PL1 traz algumas novidades, onde se destaca a inclusão de um flash, funcionalidade ausente nas outras Pen digitais até agora lançadas (E-P1 e E-P2).
A Olympus acredita que a E-PL1 vai conquistar os utilizadores de compactas que pretendem evoluir para uma máquina capaz de atingir a qualidade das verdadeiras câmaras reflex. Por se destinar a este tipo de utilizadores, a interface da máquina foi desenvolvida com o objectivo de facilitar a utilização. Inclui um novo "Guia ao Vivo" para ajudar a configurar a máquina, onde nem faltam dicas para fazer determinadas fotos (crianças, por exemplo). Existem ainda um conjunto de efeitos artísticos para produzir imagens diferentes do habitual, que normalmente exigiriam trabalho de edição no computador.
A E-PL1 é capaz de gravar vídeo em HD (720p a 30 fps) e inclui microfone mono. A Olympus comercializa um acessório para permitir a utilização de um microfone externo.
Entre as restantes características técnicas, destaque para: sensor Live Mos de 12,3 megapixéis, processador de imagem TruePic V e estabilizador de imagem integrado no corpo.
Como as restantes Pen, a E-PL1 pode receber objectivas do sistema 4/3 através de um adaptador vendido em separado.
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail.