O projeto Eco-Cápsula visa endereçar o problema ambiental causado pelo atual consumo de café em cápsulas. A COLED Packaging aliou-se ao INEGI, Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, para ajudar a mitigar os efeitos negativos da produção anual mundial de mais de 50 mil milhões de cápsulas de café, das quais 75% acabam em aterros.
A cápsula metálica, em aço ultrafino e 100% recuperável pelos sistemas convencionais, não necessita de recolha especial, nem de alteração dos sistemas de tratamento, tornando mais fácil e provável o processo de reciclagem.
Carlos Pinto, responsável pelo projeto no INEGI, afirma que é possível a reciclagem plena, ou seja, “sem necessidade de programas específicos de recolha seletiva ou trabalhos adicionais para a sua reciclagem”, lembrando que “as propriedades ferromagnéticas do material escolhido facilitam essa tarefa e as soluções inovadoras de fragilização seletiva permitiram ultrapassar as limitações habituais da utilização destes materiais neste tipo de aplicação”.
Os criadores explicam que as cápsulas foram desenvolvidas para serem compatíveis com as máquinas Nespresso e com outros equipamentos e cápsulas disponíveis no mercado e lembram que os mesmos princípios podem estender-se a outros formatos e tipologias de embalagens.
José Oliveira, da COLEP Packaging, explica que atualmente estão “a avaliar as possibilidades de entrada do produto no mercado, através da interação com potenciais utilizadores da solução”.