Ângela Santos, investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, recorreu a dados dos satélites Kepler, da NASA, Gaia, da ESA, e SOHO, de ambas agências espaciais, para por fim à ideia que tem vindo a ganhar força nos últimos anos de que o Sol não seria uma estrela normal.
A investigadora explica que “na comunidade, existe um debate sobre se o Sol é ou não uma estrela do ‘tipo solar’. Em particular, sobre a sua atividade magnética, vários estudos sugeriam que estrelas semelhantes ao Sol seriam significativamente mais ativas”. Ângela Santos explica que o problema parece não estar no Sol, mas sim nas estrelas que são classificadas como ‘tipo solar’, pois “existem várias limitações e viés nos dados observacionais e nas propriedades das estrelas que são inferidas”.
A equipa escolheu estrelas com propriedades semelhantes às do Sol e recorreu a um novo catálogo de propriedades de estrelas provenientes de observações do Kepler, alguns dados do Gaia e do catálogo de períodos de rotação e índices de atividade magnética próprios, explica o comunicado de imprensa.
Uma das estrelas analisadas foi a ‘Doris’, que já se sabia ter uma amplitude de ciclo duas vezes maior do que os ciclos solares mais recentes. A investigadora explica agora que “a diferença era a metalicidade. A nossa interpretação é que o efeito da metalicidade, que torna a zona de convecção mais profunda, levando a um dínamo mais eficaz, o que implica um ciclo de atividade mais forte”. Em estrelas semelhantes, na nossa seleção, o único parâmetro que poderia levar a este excesso é o período de rotação. Em particular, Doris tem um período mais longo do que o Sol. E encontramos de facto evidências para uma correlação entre o período de rotação e a metalicidade”.
Ângela Santos conclui: “O que descobrimos é que, apesar de haver estrelas mais ativas do que o Sol, o Sol é uma estrela do tipo solar completamente normal”.
O estudo ‘Rumo a um estudo abrangente de estrelas’ https://estrelas.iastro.pt/en/ foi agora publicado na revista Astronomy & Astrophysics.