Num evento que contou com a presença do Primeiro-Ministro António Costa e do Ministro da Ação Climática Duarte Cordeiro, no Seixal, foi apresentado o projeto A Energia Natural do Hidrogénio, na semana passada, marcando o início da injeção de hidrogénio na rede de gás natural. Ao abrigo deste projeto, que conta com o ISQ como parceiro oficial, 82 habitações, empresas e indústrias vão ser abastecidas com uma mistura que contém 95% de gás natural e 5% de hidrogénio verde.
Em comunicado de imprensa, destaca-se o contributo do ISQ que, através das competências no domínio da Segurança & Ambiente, foi responsável pelos estudos AZOP e ATEX da estação misturadora (EM) e pela inspeção e monitorização dos sistemas piloto de distribuição de gás abastecidos com esta nova mistura.
O ISQ consegue cobrir as várias fases da cadeia de valor no que toca ao Hidrogénio Verde, conseguindo ter um papel na produção, distribuição e utilização e estando focado na maximização da segurança, fiabilidade e sustentabilidade.
O Instituto integra ainda o consórcio H2 CoLAB Green Hydrogen que visa o desenvolvimento de soluções de conteúdo científico e tecnológico relevante, bem como a promoção da economia do hidrogénio, permitindo a sua disseminação e uso generalizado, em segurança e a custos eficientes.