Os microfones da sonda Perseverance conseguiram captar o áudio de um ‘demónio de poeira’ a 27 de setembro. Naomi Murdoch, cientista planetária e autora do relatório desta descoberta, conta ao The Washington Post que “à medida que o ‘demónio’ passou pela Perseverance, conseguimos ouvir o impacto individual de cada grão na sonda. Conseguimos mesmo contá-los”.
O feito de conseguir gravar este som, com este nível de detalhe, vai ajudar os investigadores em Terra a preparar melhor as missões a Marte, tendo em consideração o efeito dos ventos de Marte na superfície do planeta. O vento e os grãos de areia podem danificar os escudos das naves e sondas, causar perigo aos instrumentos científicos e incapacitar paraquedas ou velas de painéis solares, elenca o Engadget.
Além do som, a sonda conseguiu captar também imagens da tempestade a aproximar-se, com os cientistas a coordenarem os instrumentos para conseguir captar tudo nas melhores condições. A sonda consegue gravar clipes de som que durem até três minutos e só o faz até oito vezes por mês. Assim, o trabalho de preparação foi essencial para conseguir ativar os microfones e câmaras no momento exato em que o fenómeno de vento estava a passar pelo aparelho.
Oiça o som original, publicado pela Science News aqui.