A Nvidia revela que o sistema de Inteligência Artificial MineDojo, que consegue jogar Minecraft, foi distinguido durante a conferência NeurIPS 2022 (de Neural Information Processing Systems). O algoritmo aprendeu por si mesmo a jogar, ao ver mais de 730 mil vídeos do YouTube, com a transcrição de 2,2 mil milhões de palavras, interpretar mais de sete mil páginas da wiki de Minecraft e lendo 340 mil publicações no Reddit e 6,6 milhões de comentários naquela plataforma, a descrever experiências de jogo.
Todos estes dados foram usados para depois criar um modelo transformador chamado MineCLIP que associa os vídeos a atividades específicas do jogo. Assim, o sistema consegue interpretar comandos fornecidos em linguagem natural pelos utilizadores. Basta digitar “encontrar pirâmide no deserto” ou “construir portal e entrar nele” para que o sistema assuma o papel de um jogador e execute estas ações por si só.
A Nvidia escreve que “embora os investigadores tenham treinado agentes autónomos de IA em ambientes de jogo como StarCraft, Dota e Go, estes agentes são geralmente especialistas em poucas tarefas. Os nossos investigadores viraram-se para Minecraft, o jogo mais popular do mundo, para desenvolver um ambiente de formação e treino escalável para um agente generalista – um que possa ser bem-sucedido numa grande variedade de tarefas de fim aberto”, cita o ArsTechnica.
O trabalho MineDojo foi revelado em junho e o código está disponível no GitHub, com uma página oficial a também poder ser visitada aqui.