As caves e grutas na Lua revestem-se de interesse para a comunidade científica por dois motivos: primeiro porque ajudam a fornecer pistas importantes sobre a história geológica do astro; em segundo lugar porque podem servir de porto de abrigo para eventuais colonos ou exploradores. Sabe-se agora que a Agência Espacial Europeia (ESA) tem investigadores e astrónomos a preparar um novo tipo de sonda, destinado a explorar essas galerias subterrâneas. Mais de 60 especialistas estão a cooperar para trazer ideias sobre como explorar os túneis de lava.
A equipa da ESA pretende explorar melhor os túneis que terão sido formados com a passagem de lava e obter mais informações sobre a formação da Lua. Francesco Sauro, diretor dos projetos CAVES e PANGAEA da ESA, afirma que “a visão do interior das caves lunares seria uma verdadeira exploração – revelaria informação científica inesperada”
Uma das ideias envolve o uso de uma grua para baixar um drone para dentro de uma gruta e usá-lo para a mapear e explorar. Este tipo de missão nunca foi tentado anteriormente e envolve um nível elevado de complexidade e uso de tecnologia que nunca foi empregue na Lua, confirma a ESA. “Uma missão destas exige o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, encorajando o setor espacial a desenvolver novas soluções (…) Este avanço na tecnologia seria um grande passo em frente para as explorações lunar e marciana” afirmou Sauro.
O objetivo da Agência é conseguir desenvolver a tecnologia ao longo da próxima década e mais planos só devem ser confirmados em 2023.