O prémio Materials Science & Technology da Federação de Sociedades Europeias de Materiais (FEMS) pretende distinguir jovens cientistas ou engenheiros de materiais com trabalhos de investigação que contribuam para a área da Ciência e Tecnologia de Materiais. A distinção deste ano coube a Idalina Gonçalves, investigadora júnior do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) e do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro da Universidade de Aveiro (UA).
“Receber o prémio FEMS Materials Science & Technology Prize motiva-me ainda mais para prosseguir com a investigação sobre o desenvolvimento e a versatilidade de bioplásticos derivados dos subprodutos agroalimentares e tornar a sua industrialização uma realidade, o que espero que venha a ter um grande impacto na comunidade e ajude a contribuir para uma verdadeira bioeconomia circular”, assume a investigadora em comunicado de imprensa.
Idalina Gonçalves doutorou-se em Engenharia Química e Biológica na Universidade do Minho e está atualmente a desenvolver investigação sobre a processabilidade de bioplásticos derivados de subprodutos agroalimentares à escala laboratorial e à escala piloto, com tecnologias compatíveis com o processamento industrial de plástico. O seu trabalho tem vindo a reforçar a colaboração da UA com empresas agrícolas, alimentares e do processamento do plástico que procuram estratégias alternativas para a valorização dos subprodutos agroalimentares e para o desenvolvimento de plásticos biodegradáveis.
Como vencedora do prémio, Idalina Gonçalves foi convidada a realizar uma palestra plenária durante o congresso EUROMAT 2021 da FEMS entre 12 e 16 de setembro.