Uma equipa de investigadores universitários criou um sistema com uma câmara espacial 4K, um processador de Inteligência Artificial e tecnologia de processamento de imagem que consegue reconhecer sinais e detetar obstáculos, fornecendo indicações de voz através de um auscultador Bluetooth para ajudar pessoas com dificuldades visuais a movimentar-se na rua em segurança.
O kit é constituído por uma câmara espacial Luxonis OAK-D 4K que captura informação de profundidade e cor das redondezas e um toolkit Intel OpenVINO para fazer a interpretação das imagens. A bateria integrada é leve e tem autonomia para até oito horas de utilização. A informação processada, em conjunto com dados de GPS, e as instruções para caminhar em segurança são passadas ao utilizador através de um auscultador Bluetooth. Todo o sistema pode ser usado comodamente numa mochila ao ombro ou numa bolsa à cintura, explica o Engadget. O objetivo é ajudar os deficientes visuais a andar de forma segura, evitando obstáculos e respeitando sinais de trânsito, por exemplo.
O projeto vai ser disponibilizado em código aberto e a equipa explica que o sistema não é intrusivo, podendo ser usado de forma dissimulada, sem chamar a atenção. O próximo passo pode envolver, por exemplo, a adaptação da solução para ser integrada em óculos inteligentes, para se evitar o incómodo de andar com uma mochila.