O LaserFactory, desenvolvido pela equipa do Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL) do MIT, é um sistema que consegue, sozinho, criar robôs, drones e outros aparelhos eletrónicos. O sistema tem a capacidade de cortar com um laser a matéria da estrutura, inclui software para desenhar o aparelho e uma máquina para fazer a assemblagem e ativar o aparelho.
O programa informático permite ao utilizador escolher os componentes a partir de uma biblioteca pré-carregada, adicionar as linhas de circuitos a partir de um editor 2D e dar a ordem de criação. O cortador de laser avança com a forma final, enquanto uma impressora especializada cria os circuitos à medida e o sistema avança depois com a assemblagem dos componentes, explica o Engadget.
A equipa quer agora aprimorar a qualidade do produto final e melhorar a precisão com que faz a impressão dos circuitos para poder construir aparelhos mais complexos. A adição de uma impressora 3D, que permita expandir o leque de possibilidades de criação, também está a ser equacionada. Em termos de utilização, os investigadores avançam que este sistema pode ser usado para criar rapidamente drones para operações de busca e salvamento ou para entregas e ainda para desenvolver aparelhos wearables.
Num vídeo de demonstração, a equipa mostra um drone a levantar voo logo depois de ter sido criado pelo LaserFactory.