O Abbott recebeu a marcação CE para o teste rápido Panbio COVID-19 Ag para a deteção do vírus SARS-CoV-2 em indivíduos com suspeita de terem COVID-19. Este teste rápido de antigénio não requer instrumentação, é de fácil utilização e devolve os resultados em apenas 15 minutos.
Pela rapidez e simplicidade, este teste pode ser visto como uma ferramenta útil para apoiar estratégias de Saúde Pública, como rastreamento de contactos e testes em grande escala, com suspeita de infeção ativa. “O Abbott usou a sua liderança, conhecimento e experiência na área das doenças infeciosas para criar esta ferramenta poderosa que torna os testes em grande escala rápidos, baratos e acessíveis. Neste momento, a companhia está a trabalhar com as autoridades nacionais para implementá-los em Portugal”, explica Tiago Cravo, Sales Manager da empresa, em comunicado de imprensa.
Este teste assenta na deteção de uma proteína do vírus para determinar a infeção e fornece informações essenciais no período da infeção em que os indivíduos estão sob maior risco de transmitir a doença. Estas características fazem com que o teste possa ser um importante aliado para conter a propagação do vírus.
O design de simples utilização e o fornecimento rápido de resultados permitem que este aparelho possa ser usado em unidades sem instrumentos laboratoriais, aumentando a escala e realizando testes em milhares de indivíduos para reduzir a propagação, em combinação com os testes de PCR.
A recolha de amostras é realizada através do exsudado da nasofaringe, não requer qualquer teste de confirmação e o dispositivo usa tecnologia de fluxo lateral para deteção rápida e qualitativa do vírus.
Os resultados preliminares de um estudo clínico realizado pela empresa com 241 amostras demonstram que o teste Panbio tem uma sensibilidade de 93,3% e uma especificidade de 99,4% em indivíduos com suspeita de exposição ao vírus ou com sintomas nos últimos sete dias.
Apesar de o resultado negativo não excluir a possibilidade de o doente estar infetado com COVID-19 e este teste não poder ser usado como base única para a determinação do tratamento ou para outras decisões terapêuticas, este é um importante instrumento a considerar na estratégia global contra a COVID-19 e o Abbott já enviou informações sobre o teste à OMS para ser integrado na Lista de Uso de Emergência.
O teste rápido Panbio COVID-19 Ag é o sexto teste no portefólio de soluções de diagnóstico do Abbott.